Quinta da Balança, Ferreira do Zêzere – Imóveis de Portugal


A Quinta da Balança, construída em 1864, sofreu alterações em 1910, e encontra-se em perfeito estado de conservação.
É constituída por uma fração rústica e duas frações urbanas, com uma área total de 2,512 ha.
A fração rústica possui culturas de várias árvores de fruto, vinha e oliveiras. Possui ainda uma pequena mata. É servida por vários poços e é atravessada por um pequeno ribeiro, tendo, por isso, água em abundância.
A parte urbana da Quinta é constituída por duas frações. A primeira fração urbana, afeta a habitação, é constituída pela casa principal da Quinta, que tem 2 pisos, com 290 m2 de área bruta privativa e 290 m2 de área bruta dependente (total 580 m2), um sótão, bastante alto, com cerca de 250 m2 e um logradouro com 1450 m2, onde existe uma pequena piscina.
A segunda fração urbana, também afeta a habitação, é constituída por um conjunto de anexos, com área total de cerca de 600 m2 de área bruta de construção (medição Google Earth).
Relativamente à casa principal da Quinta, o piso superior é utilizado exclusivamente para habitação. Possui 10 divisões, onde se incluem uma sala com cerca de 30 m2 (com portas ao longo de toda a largura de um dos lados, permitindo aumentar a área útil da sala para cerca de 45 m2), quartos com áreas de 16 a 20 m2, casa de banho com cerca de 12 m2, uma pequena sala de estar junto à entrada, amplos corredores, hall’s de acesso às várias zonas da casa e uma divisão lateral, ao longo de toda a casa, que é designada de ‘varanda’, que está fechada com janelas/portas ao longo de toda a sua extensão. Possui ainda uma cozinha com duas zonas, uma para cozinhar e outra de refeições, onde existe uma grande lareira, designada por ‘cachorro’, e um forno a lenha. A cozinha é contígua à sala e tem acesso ao sótão.
A cozinha e a sala partilham no exterior uma varanda de circulação, com um comprimento aproximado de 10 metros, que tem escadas de acesso ao logradouro em ambas as extremidades, para uma zona que tem 6 ‘namoradeiras’, assim chamadas por serem dois bancos de pedra frente a frente, encostados a um pequeno murete.
O sótão, com cerca de 250 m2, é constituído por duas zonas distintas: uma zona ampla, que ocupa cerca de três quartos da área da casa, e outra zona menor, que está dividida em três compartimentos de arrumos.
O piso inferior, com chão em pedra, pode ser acedido quer a partir do interior da casa, quer a partir do exterior. É constituído por dois espaços bastante amplos e várias divisões que serviam de quartos para trabalhadores na época da vindima ou apanha da azeitona.
Os anexos são sete (um deles em ruina) e têm, na sua maioria, porta para o exterior da Quinta. Numa das extremidades deste conjunto existe uma eira em pedra, com cerca de 40 m2. Um dos anexos foi transformado em apartamento T2, que esteve arrendado até há cerca de 1 ano, estando, por isso, em perfeito estado para ser habitado.
A Quinta está localizada em Freixo, Chão da Serra, a 3 min. do centro da vila de Ferreira do Zêzere (1,5 Km) e a 10 min. da praia fluvial e centro náutico do Lago Azul, Castanheira, na albufeira do Castelo do Bode/Rio Zêzere (7,1 Km), a 20 min. do Centro Geodésico de Portugal (19,9 Km), próximo de várias Praias Fluviais da região e a 1h30 de Lisboa (150 Km).
Insere-se numa zona muito tranquila, próxima de todos os serviços, em Ferreira do Zêzere, com uma riqueza gastronómica muito apreciada, onde se destacam o delicioso maranho e os queijos de cabra típicos da região.
Ferreira do Zêzere tem sido muito procurada durante todo o ano, quer para ‘escapadinhas’ de fim-de-semana, quer para férias, mas também por aqueles que procuram outro tipo de atividades, principalmente desportos náuticos. Inclusivamente, realiza-se na região do Lago Azul, durante o mês de Setembro, o Campeonato Nacional de Wakeboard, tendo-se já realizado em vários anos o respetivo Campeonato Internacional. Por outro lado, a região onde se insere a Quinta é rica em floresta, o que permite vários tipos de passeios e atividades na natureza.
A Quinta presta-se, por isso, a uma exploração turística ou a ser um investimento numa residência magnífica para a família. Pode mesmo ter ambas as utilizações, já que as duas frações urbanas estão perfeitamente separadas.



Source link

Deixe o seu comentário

Comparar propriedades
Adicione propriedades para comparar.